domingo, 8 de maio de 2011

Um pouco de tempero em sua vida

No dia 21 de maio, o Cineclube Araucária apresenta o filme O Tempero da Vida, dirigido por Tassos Boulmetis em uma produção Greco-Turca.

Fanis Iakovidis é professor de astrofísica na Universidade de Atenas, na Grécia. Na infância, foi um dos 30 mil turcos de origem grega expulsos da Turquia, depois de muitas gerações. Tratados como estrangeiros em seu país de origem, as famílias faziam de tudo para manter suas tradições turcas, especialmente na culinária. Ele tem quarenta anos e chegou a um momento decisivo de sua vida, uma encruzilhada existencial que a ciência não pode auxiliá-lo a compreender.

Foi cozinhando que o jovem Fanis conseguiu seu primeiro emprego e aprendeu as primeiras lições sobre a vida. Agora, aos 40 anos de idade, 30 depois do exílio, ele tem que voltar ao seu país natal para o funeral de seu avô e mentor, Vassilis, que vive em Istambul e desenvolveu sua própria filosofia culinária, reverenciada e aplicada tanto por gregos quanto por turcos. Fanis não vê o avô desde que tinha sete anos de idade, e, por esse motivo, quando o velho homem decide ir à Grécia depois de tantos anos, sua visita iminente acende a vida de Fani como um acontecimento histórico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário