segunda-feira, 6 de junho de 2011

Espaço Cultural Dr. Além recebe programação do Cineclube Araucária

O CINECLUBE ARAUCÁRIA FAZ SUA PRIMEIRA
SESSÃO NO ESPAÇO CULTURAL DR. ALÉM EM
CAMPOS DO JORDÃO.

A parceria estabelecida entre a Associação Cultural Cineclube Araucária e a Secretaria de Cultura de Campos do Jordão finalmente proporcionará ao público jordanense a primeira sessão de cinema promovida pelo Cineclube Araucária no Espaço Cultural Dr. Além. Desde a sua fundação, em março deste ano, uma das metas do grupo que se reuniu para criar o Cineclube em Campos do Jordão era devolver ao Espaço Dr. Além a sua condição de Sala de Cinema Oficial da Cidade. Afinal, sua construção na década de 40 teve esse objetivo. Registros históricos demonstram que desde meados dos anos 40 até o final da década de 60, o Cine Glória, ali instalado, foi o principal ponto de encontro da população jordanense. Na sua tela exibiram-se os grandes filmes realizados naquele período e muitos romances começaram e se perpetuaram por conta do clima que nele o cinema produziu. Portanto nada mais justo que se lute, não apenas para que o Espaço Cultural Dr. Além, hoje patrimônio da Cidade, seja tombado pelo Patrimônio Histórico, mas que preserve a sua função de centro difusor das artes áudio-visuais em Campos do Jordão

A data é o dia 18 de junho próximo e o filme escolhido é o documentário HOME – NOSSO PLANETA, NOSSA CASA, do cineasta francês Yann Arthus-Bertrand, gentilmente cedido pela Distribuidora Europa Filmes, uma das grandes incentivadoras do Cineclube em Campos do Jordão. A escolha do filme tem a ver com o período em que o mundo se volta para refletir mais intensamente sobre os problemas gerados pela ocupação e uso desregrado dos recursos naturais disponíveis no Planeta. Na verdade o dia 5 de junho é o dia mundial do Meio-Ambiente, mas em todo o mundo, no mês de junho milhares de ações acontecem com o objetivo de conclamar os povos de todos os países a repensar as suas atitudes em benefício da preservação da vida na Terra. Convidar a todos para compartilhar conosco dessa reflexão é o modo que encontramos de contribuir para uma causa tão nobre. E HOME é, sem dúvida, um dos mais belos documentos sobre a vida que podemos deixar aos nossos descendentes por muitos milhares de anos. Com imagens aéreas captadas em 54 países e 120 diferentes locações, o filme conta a história do nosso Planeta (nossa casa), desde a sua criação há 4 bilhões de anos até os dias de hoje com grande otimismo em relação ao futuro que, é obvio, depende de cada um de nós. Afinal, como o próprio filme conclui, é tarde demais para sermos pessimistas. E vida longa à nossa vida na Terra!!!

Todos são convidados, portanto, para essa primeira sessão do Cineclube Araucária no Espaço Cultural Doutor Além, Av. Januário Miráglia, 1582, Abernéssia. Dia 18 de junho, às 19h30. Entrada Gratuita. Lotação 250 Lugares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário