sábado, 30 de junho de 2012

2º Encontro Cinemúsica de Campos do Jordão


Antes das salas de cinema serem inauguradas, a projeção de imagens estava ligada às feiras de variedades mambembes. Os pequenos filmes eram tidos como curiosidade e apresentados lado a lado com a mulher barbada e os espelhos deformadores. O embrião do cinema começava a se desenvolver e a música já estava presente. Uma pianola ou algum instrumento musical portátil sempre acompanhava as atrações circenses - e as projeções de imagem não eram exceção. A música no cinema mudo não pode ser entendida como trilha, mas apenas como um “acompanhamento musical” de filmes, isso porque, hoje, o conceito de trilha sonora está relacionado à ideia do som sincronizado, estabelecendo relações precisas entre o som e a imagem. Nas primeiras exibições, uma orquestra – ou um piano, dependendo da sala de cinema – acompanhava ao vivo as imagens projetadas na tela. O mais curioso é que não haviam partituras pré-estabelecidas para acompanhar o filme, tendo os músicos que improvisar, muitas vezes sem qualquer contato prévio com a película. O resultado chegava a ser caricatural. Viam-se velórios ao som de polca, cenas românticas com agitados ragtimes de acompanhamento ou uma cena de ação com o silêncio de fundo. A música, na maioria das vezes, era divorciada da ação. Atualmente existem pelo menos quatro versões de fundo musical dependendo da edição assistida, mas à época não havia uma trilha específica e, depois de algum tempo “as imagens e a música se interligaram”.

É impossível falar de cinema e não falar das músicas que marcaram época, músicas eternas que se imortalizaram através das telas dos cinemas. A música é o tempero do filme, quase imperceptível e, às vezes nem notamos, mas lá está ela mexendo com o nosso inconsciente.
Através da paixão pela música e pelo cinema, o Cineclube araucária apresenta a segunda edição do Encontro Cinemúsica de Campos do Jordão, de 01 a 10 de julho no Espaço Cultural Dr. Além (antigo Cine Glória), avenida Januário Miráglia, 1582 - Abernéssia. Toda a programação é gratuita. 

Programa-se e participe! Veja a programação clicando aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário