quarta-feira, 31 de julho de 2013

EM AGOSTO O CINECLUBE ARAUCÁRIA, A AMECAMPOS E A SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA REVERENCIAM A TRADICIONAL FESTA DA CEREJEIRA EM FLOR DE CAMPOS DO JORDÃO COM UMA ESPECIAL SELEÇÃO DE FILMES JAPONESES




A Festa da Cerejeira de Campos do Jordão que acontece desde 1968, é realizada sempre na última semana de julho e no início do mês de agosto.

As primeiras cerejeiras da variedade Takasako, vindas do Japão, foram plantadas na região em 1936 por ocasião da inauguração do Sanatório Dojinkai, adaptando-se perfeitamente ao clima local, tendo, até hoje, belas floradas no início da primavera. Depois, em 1967, quinhentas mudas da variedade Some Yoshino foram plantadas no Palácio da Boa Vista.

A florada das cerejeiras começou a atrair japoneses que já haviam se instalado em diversas regiões do estado de São Paulo e seus descendentes, fato que despertou nas autoridades jordanenses a ideia de criar um evento com apresentações musicais, dança, artesanato e gastronomia, para recepcionar os visitantes. Portanto, em 5 de outubro de 1968, o então prefeito municipal Arakaki Masakasu sancionou a lei de autoria do vereador Fausto Bueno de Arruda Camargo que instituía a Festa da Cerejeira em Flor na cidade. As primeiras festas foram realizadas na Cogumelândia na Vila Jaguaribe, então propriedade do Sr. Mário Utyiama. Mais tarde, a festa passou a acontecer no Bosque São Francisco Xavier – hoje conhecido por Sakura Home, que até 2006 esteve sob os cuidados de Hirofumi Haruna, cujo trabalho muito contribuiu para a preservação das tradições e da cultura japonesas na região e em vários outros lugares do Brasil. Grande parte das mudas que aqui florescem foi doada pelo governo do Japão.

A 45ª Festa da Cerejeira em Flor de Campos do Jordão acontecerá nos dias 20, 21, 27 e 28 de julho e 03 e 04 de agosto de 2013.

Em consonância com os mais marcantes eventos da nossa cidade, o Cineclube Araucária, em parceria com a Associação de Amigos de Campos do Jordão – AMECampos e a Secretaria Municipal de Cultura, programou para este mês de agosto uma significativa mostra de filmes que revelam traços marcantes da milenar cultura nipônica, com destaque para a produção japonesa dentro do universo das animações destinadas ao público infantil, combinada com o projeto Contadores de Histórias da AMECampos.

Detalhes da programação nos sites: www.cineclubearaucaria.org e www.amecampos.org.br

TODAS AS SESSÕES ACONTECERÃO NA SEDE DA AMECAMPOS – RUA DR. REID Nº 68 – ABERNÉSSIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário