quinta-feira, 15 de agosto de 2013

OS SARAUS CINE LITERÁRIOS ESTREIAM NESTE MÊS DE AGOSTO: o melhor programa para quem gosta de cinema e para quem gosta de um bom livro que conte uma bela estória

CINE LITERATURA é o nome do novo projeto desenvolvido pela tríplice parceria entre o Cineclube Araucária, a Secretaria Municipal de Cultura e a Associação de Amigos de Campos do Jordão - AMECampos. Sempre no último sábado de cada mês, o Cineclube exibirá na Sala de Saraus da AMECampos – Rua Dr. Reid nº 68 – Vila Abernéssia, a adaptação para o cinema de uma importante obra literária brasileira. As sessões de cinema serão precedidas de uma breve palestra proferida por um escritor, professor ou agente literário sobre o tema adaptado para as telas e o seu autor. Esse projeto, além de ser uma maneira de estimular nos jordanenses de todas as gerações o prazer da leitura através do conhecimento de obras literárias nacionais levadas para a tela dos cinemas, destina-se especialmente a alunos do ensino médio que se preparam para enfrentar exames de acesso à universidade. Um caminho bastante agradável para penetrar no pensamento de escritores brasileiros consagrados, cujas obras são indispensáveis para a formação de todos os cidadãos de qualquer parte do nosso país.

Uma lista de filmes adaptados de obras literárias brasileiras está disponível na página Cine Literário deste site como parte do acervo do Cineclube Araucária. As indicações dos leitores são de grande valia para a programação do projeto que estreia no próximo dia 31/08 às 19h00 com a palestra do escritor e Secretário de Cultura Benilson Toniolo abrindo a exibição de ORFEU NEGRO, filme de Marcel Camus vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, do Globo de Ouro e do Oscar de melhor filme estrangeiro em 1959, adaptado da obra ORFEU DA CONCEIÇÃO, de Vinícius de Moraes. A escolha desse filme faz parte da homenagem proposta pela Secretaria Municipal de Cultura ao poeta Vinícius de Moraes, no ano em que se festeja o centenário de seu nascimento. Encontro marcado, portanto, com a obra de Vinícius no sábado dia 31 de agosto na Sala de Saraus da AMECampos, onde todos são bem vindos.










Em setembro o Cine Literatura vai homenagear a escritora Clarice Lispector com a exibição do filme A Hora da Estrela, de Suzana Amaral, precedida de palestra da escritora e jornalista Viviane Pereira, autora de Heróis da Vida Real (Celebris 2003), Dicionário das Loucuras de Amor (Matrix 2010) e Confissões de uma Louca de Amor (Magia das Palavras 2010) - dia 28/09 às 19h00 na sede da AMECampos.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário