sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

BLANCANIEVES, DE PABLO BERGER ENCERRA A PROGRAMAÇÃO DE CINEMA EM 2014

BLANCANIEVES, de Pablo Berger dá um verdadeiro “olé” na historinha criada pelos Irmãos Grimm

O filme espanhol Branca de Neve, de Pablo Berger, foi produzido quase na mesma época que o francês O artista, de Michel Hazanavicius. Ambos são histórias em preto e branco e sem diálogos, homenagens criativas à origem da arte cinematográfica. Porém, O artista surgiu para o mundo em maio de 2011, no Festival de Cannes; enquanto Branca de Neve apenas em setembro de 2012, no Festival de Toronto; o que fez com o que segundo não pudesse desfrutar da surpresa junto ao público e ainda passasse pelas inevitáveis comparações.

É difícil dizer se o desfecho da história seria diferente caso Branca de Neve fosse lançado antes. O artista acabou ganhando o Oscar de melhor filme em 2012, e o longa de Pablo Berger foi indicado como postulante da Espanha ao prêmio de filme estrangeiro para a cerimônia de 2013, mas, apesar de ser ainda mais ousado, terminou fora da disputa.

Além de mudo e preto e branco, Branca de Neve arrisca mais em se aventurar pelo famoso conto de fadas infantil, aquele da maçã e dos anões espertalhões. Mais do que isso, Berger, que também assinou o roteiro, não se conteve em focar seu filme na mocinha e embaralhou outros símbolos do imaginário popular do seu país ao ambientar a trama no universo das touradas.

O filme recria sim, a famosa fábula escrita pelos Irmãos Grimm no século XIX, mas tem seus personagens adaptados para uma Espanha do início do século XX, com direito a anões toureiros, e ainda é feito como as antigas produções do cinema da década de 1920. Quem ousaria ser mais inventivo?

Como na história original, o filme de Berger tem seus momentos cômicos e, às vezes, um quê de tragédia. O elenco é encabeçado por Macarena García (Branca de Neve) e Maribel Verdú (a Madrasta má), ambas muito bem adaptadas aos papéis, em interpretações caricatas porque se trata de um enredo caricato. 



Ficha Técnica:
Título: Branca de Neve (no original Blancanieves)
Roteiro e direção: Pablo Berger
Elenco: Meribel Verdú, Sofia Oria, Macarena Garcia, Daniel Giménez Cacho, Angela Molina.
Orígem: Espanha
Ano de Lançamento: 2012
104 minutos
Fotografia: Kiko de la Rica

Música: Alfonso de Vilallonga






Nenhum comentário:

Postar um comentário