quinta-feira, 10 de setembro de 2015

O CINEMA DO LESTE EUROPEU É DESTAQUE EM SETEMBRO NA TELONA DO CINECLUBE ARAUCÁRIA

O projeto Cineclube Araucária - O Poder do Cinema em Campos do Jordão apresenta, entre os dias 17 e 20 de setembro, uma Mostra especial baseada na produção cinematográfica de países do Leste Europeu em diferentes momentos da sua história. E como sempre, todas as sessões têm entrada franca.
Serão exibidos importantes filmes dirigidos e protagonizados por grandes nomes da sétima arte, como o russo Quando Voam as Cegonhas, o polonês Veneza, o romeno Instinto Materno e o alemão Apenas um Gigolô. Para a sessão matinê foi escolhida uma animação da Estônia, Lotte e o Segredo da Pedra da Lua.
A Mostra Cinema do Leste Europeu não só expõe uma rica produção audiovisual como evidencia a evolução do cinema dessa região da Europa e busca valorizar os clássicos e dar espaço a novos nomes.
Segundo a Curadoria do Projeto, “em Quando Voam as Cegonhas é possível observar um respiro na produção fechada do país pós Segunda Guerra, onde os filmes viviam restritos a clichês devido à censura soviética; enquanto no denso infanto-juvenil Veneza, o espectador entra na imaginação de um menino assustado com a guerra. Apenas um Gigolô e Instinto materno, demonstram relações de poder, seja no soldado que volta da guerra e percebe-se inútil na nova sociedade, acabando-se por se transformar em mártir da ascensão do nazismo na Alemanha de Hitler, ou na mãe desesperada para proteger seu filho, usando sua influência em jogos de poder”.
O cinema do Leste Europeu é uma importante ferramenta cultural, com suas críticas e revelações de um mundo que, apesar de contemporâneo ao nosso, ainda se mostra diferente e intrigante.


O projeto Cineclube Araucária – O Poder do Cinema em Campos do Jordão é uma realização do Cineclube Araucária com o apoio do ProAC - Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, AMECampos, Oficina de Artes Rosina Pagan, Escola Estadual de Vila Albertina e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Campos do Jordão.

Um comentário:

  1. Olá Cervantes! Tenho um grupo sobre a língua portuguesa no site VK (o Facebook russo) e gostaria de saber se você se importa se eu compartilhar essa sua publicação sobre essa mostra do cinema europeu. Muito legal a sua divulgação. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir