segunda-feira, 21 de março de 2016

EM MARÇO, A ALMA FEMININA RECEBE HOMENAGEM DO CINECLUBE

No mês em que todo o mundo reverencia a figura feminina, desde que se convencionou chamar março o mês da mulher, o Cineclube Araucária, com o apoio do Programa de Ação Cultural do estado de São Paulo – ProAC, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Campos do Jordão e a AMECampos, decidiu abrir espaço na sua programação para prestar homenagem a algumas mulheres que, com o seu modo de encarar a vida e o comportamento marcante com que cumpriram sua missão, realmente fizeram história. Quatro foram as eleitas para terem as suas vidas lembradas na Mostra Mulheres Que Fizeram História, mas a homenagem se estende a milhões de mulheres que deixaram suas marcas gravadas na história da humanidade. Entre as almas femininas expostas na tela do Espaço Cultural Dr. Além, no período de 24 e 27 deste mês, estão: Joana D'Arc, Séraphine de Senlis, Billie Holiday e Carmen Miranda. E para as crianças, a sessão de domingo (27/03), às 15h00, será consagrada a uma das figuras femininas mais emblemáticas do imaginário infantil: Cinderela. Todas as sessões têm entrada franca e todo o publico que aprecia a sétima arte é nosso convidado especial. Participe!


Joana D’Arc - Conhecida também como a Donzela de Orleans, Joana foi uma heroína francesa e hoje é santa da igreja católica. É a santa padroeira da França e foi chefe militar na Guerra dos 100 anos. De origem camponesa, era modesta e analfabeta e foi considerada uma mártir, canonizada em 1920. Cinco séculos antes, ela foi morta na fogueira, acusada de heresia.

Séraphine de Senlis - Séraphine Louis nasceu numa pequena localidade da França, chamada Arsy no ano de 1864. De família humilde, jamais teve aulas de pintura, e nunca participou do meio cultural de sua época. Entre 1881 e 1901 trabalhou como empregada no Convento das Irmãs da Providência em Clermont. A partir daí começou a trabalhar como doméstica nas casas de Senlis. Um crítico de arte e colecionador chamado Wilhem Uhde, responsável pela descoberta de Rousseau, alugou um quarto numa das casas em que Séraphine trabalhava. Ficou encantado com o seu trabalho e a encorajou a fazer a opção pela pintura.




Billie Holiday foi uma cantora à frente do seu tempo. Adjetivos como "ícone" e “autêntica" não bastam para descrever a importância de "Lady Day". Poucos conseguiram dar vida à música como ela e sua influência é sentida sobre todas as gerações de intérpretes, mesmo passados cem anos desde o seu nascimento.

Carmen Miranda foi uma artista completa. Luso-brasileira, Maria do Carmo Miranda da Cunha, cantora, atriz, estilista, foi percussora do tropicalismo e deixou sua marca de sucesso no Brasil e em todo o mundo. Carmen foi reconhecida como uma das maiores estrelas de todos os tempos, antes de ser encontrada morta em seu quarto na famosa mansão de Beverly Hills, vítima de um ataque cardíaco decorrente do excesso de trabalho e do uso abusivo de remédios.




E para as crianças, a sessão de domingo (27/03), às 15h00, será consagrada a uma das figuras femininas mais emblemáticas do imaginário infantil: Cinderela. Todas as sessões têm entrada franca e todo o publico que aprecia a sétima arte é nosso convidado especial. Participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário