quarta-feira, 1 de junho de 2016

CINEMA CHINÊS E BANG BANG ESTÃO NA TELA DO CINECLUBE EM JUNHO

Em junho, o projeto Cineclube Araucária – O Cinema de Volta a Campos do Jordão, realizado com o apoio do ProAC, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e a AMECampos, reverencia a estética do cinema chinês e também um dos estilos mais apreciados no século XX, o western, com duas mostras no Espaço Cultural Dr. Além (antigo Cine Glória de Campos do Jordão), com ingressos grátis em todas as sessões.

O Panorama do Cinema Chinês acontece entre os dias 2 e 5 de junho e busca evidenciar a diversidade de temas tratados por essa cinematografia recém-descoberta mundialmente. As obras selecionadas são Em Busca da Vida (de Jia Zhang-Ke), Flores do Amanhã (de Yang Zhang), Separados pelo Destino (de Xiaogang Feng) e O Sacrifício (de Kaige Chen).

Já os inesquecíveis filmes de cowboys serão exibidos entre os dias 16 e 19 de junho. A mostra No Mundo do Bang Bang é formada pelos clássicos Butch Cassidy (de George Roy Hill), El Topo (de Alejandro Judorowsky), Por Um Punhado de Dólares (de Sergio Leone) e A Proposta (de John Hillcoat).


O Cineclube Araucária também promove matinês, aos domingos, com obras especialmente selecionadas para a garotada. Em junho, a programação segue as temáticas das mostras acima. No dia 5/6, excepcionalmente às 10 horas da manhã, será exibida a animação Mulan, de Barry Cook e Tony Bancroft, baseada em uma emocionante lenda chinesa, e no dia 19/6, no horário normal das 15 horas, é a vez de Nem que a Vaca Tussa, de Will Finn e John Sanford.

Outro destaque são as sessões especiais para escolas municipais, neste mês com o tema Meio Ambiente: Procurando Nemo, de Andrew Stanton e Os Sem-Floresta, de Tim Johnson e Karey Kirkpatrick, respectivamente, nos dias 2 e 3/6, de manhã e à tarde.

O projeto Cineclube Araucária - O Cinema de Volta a Campos do Jordão acontece com o apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) e parcerias com a Secretaria Municipal de Cultura e AMECampos (Associação dos Amigos de Campos do Jordão). Iniciado em fevereiro, prevê, até novembro, a realização de 20 mostras de cinema. A cada mês, até novembro, além das tradicionais mostras temáticas, um país terá a sua filmografia exibida para o público jordanense, entre eles: Turquia, Brasil, França, Canadá, China, continente africano e, os já contemplados, Polônia, Irã, Índia e Argentina.

A programação de 2016 inclui também uma série de Palestras e Seminários, visando à formação profissional de novos cineastas, com produção de curtas-metragens que serão o foco da segunda edição do Festival Curta Campos do Jordão, previsto para ocorrer em dezembro no antigo Cine Glória (atual Espaço Cultural Dr. Além). Outros destaques são a realização do 6º Encontro Cinemúsica de Campos do Jordão e da exposição Cinema Ilustrado: A Oitava Arte, ambos em julho, na sede da AMECampos.

Formação Profissional

O Programa de Formação Profissional 2016 do Cineclube Araucária começa com a primeira etapa da Oficina de Cinema, sob a coordenação do cineasta Jeferson De, da roteirista e produtora Cristiane Arenas e do animador e designer gráfico Rafael Ervolino, no período de 6 a 10 de junho, das 19h às 22h, no Complexo Cultural Edmundo Ferreira da Rocha, localizado no piso superior do Espaço Cultural Dr. Além.

Nenhum comentário:

Postar um comentário